sábado, 29 de março de 2008

RECONSTRUINDO SUA VIDA: COMECE POR SUA CASA!

O post dessa semana começou no banheiro. :O A alguns meses atrás quando voltava de Miami comprei uma revista Men's Health e não notei que as letras miúdas do título diziam "living". Depois de abrir a revista e passar algumas páginas certo de que iria encontrar várias matérias sobre como conseguir a barriguinha tanquinho em 10 dias notei que a revista falava na verdade sobre estilo de vida, arquitetura, design entre outros tópicos relacionados - resultado: Minha leitura da viagem se resumiu a passar pelas folhas com as dicas de como assar um filé ou comprar um lençol de seda - eu realmente queria minha barriga tanquinho :(.

Semana passada, em uma parada estratégica no banheiro antes de ir para o trabalho achei a revista de novo, e abri exatamente na reportagem que detalhava a vida do advogado Richard Roll de Los Angeles.

Richard é casado, tem 3 filhos, anda descalço e mora a uma hora do centro da cidade a 8 anos quando ele decidiu que tinha que mudar de vida - até então ele trabalhava 120 horas por semana em uma grande firma, era sedentário, mal sabia o nome dos filhos e sua vida social se resumia aos emails para os amigos nas horas de almoço.

A ruptura veio de forma simples, construiu para ele e a familia uma casa que proporcionasse essa mudança radical, incluíndo a demissão no trabalho da grande firma.

Hoje, Richard é advogado de produções independentes indie, nada todas as manhãs. assiste sempre que seu time joga, passa pelo menos 3 horas do dia com os filhos, tem um bronzeado de dar inveja à qualquer ratazana de praia e para meu desespero - tem uma barriga tanquinho!!

Claro que nem todos podem se dar ao luxo de largar seus empregos ou ainda construir uma casa para motivar suas mudanças no seu estilo de vida, mas definitivamente podemos seguir algumas das dicas que Richard deu na reportagem:

1 - Abasteça suas paixões em cada cantinho de sua casa:

Gosta de filmes e sessões cinema? Invista em uma sala confortável, uma TV ou projetor poderoso, um sistema de som de tremer o chão e principalmente, um sofá possível de ficar 4 horas sem sentir qualquer dor. Se seu negócio for vida-saúde pegue aquele quarto das tranqueiras e coloque uma esteira, bicicleta, alteres e um espelho. Gosta de preparar obras de arte na cozinha? Então não poupe em tornar sua cozinha espaçosa, arejada, com um fogão poderoso, facas de cortam até as idéias e um bom depurador de ar.

Não importa qual seu hobbie ou mania, mas o importante aqui é que elas tenham seu espaço na sua casa e horas na sua semana para o desfrute deles - Richard além de uma piscina de 25 metros tem uma sala acústica para as "jam sessions" com os filhos e um home theater de dar inveja a salas do cinemark.

2 - Não preencha espaços, aproveite o vazio:

Richard, desempregado e vindo de uma casa de cidade não tinha muitos móveis e objetos que combinassem com seu novo estilo de vida, muito menos dinheiro para comprar tudo novo, resultado? Após desfazer-se da antiga mobília eles demoraram 2 anos para completar o que elegeram como a casa completa e melhor ainda eles não compraram nem 50% do que julgavam necessário quando pensaram nos espaços a primeira vez. Cada compra era planejada e negociada por toda a familia nos jantares da semana.

Outra dica: Nada provisório, se não tem dinheiro para o projetor de 150 polegadas que é seu sonho NÃO compre um de 50 para trocar depois. Primeiro o provisório não vai satisfazer seu desejo, segundo a perda de dinheiro é 100% certa.

3 - Reinvente a "Sala de TV" e invista em um cantinho ZEN

Se sua familia está juntando dinheiro para aquelas férias de descompressão, porque não investir esse dinheiro no lugar aonde você vai passar as outras 50 semanas do ano? Ok, ok essa regra nào se aplica à viagem romantica de fuga nas montanhas ou ainda àquela para desbravar as praias de Bora-Bora, mas definitivamente faz sentido, afinal de contas, ninguem sofre o "jet lag" (enjoo e desconforto do vôo com mais de 6 horas - incluíndo a adaptação ao novo fuso) no caminho para casa e sua cama, ao menos que você seja masoquista, é sempre melhor que a de qualquer hotel.

Ler, ouvir música, pensar na vida, meditar...pelo menos algumas coisa "zen" toda pessoa gosta de fazer e esses momentos tem que ser sagrados na sua vida. Além de separar os momentos em que você vai se dedicar ao seu "minuto yoga" tenha certeza de que o lugar para a prática é equipado para tanto, a diferença que esses momentos podem trazer a sua vida são proporcionais a sua dedicação a faze-los efetivos.

4 - Comemore cada vitória:

Por fim, tenha certeza de que cada peça, mobilia ou eletrônico da sua casa e vida são celebrados e tem uma razão, um motivo e seu tempo para que os mesmos possam demonstrar o papel deles na sua vida e no seu dia a dia. Ninguém vai achar que você louco só por ficar admirando aquele abajur, diariamente por 5 minutos, que nunca foi aceso e mais parece um cabide do que uma peça de luz!

As vitórias não se limitam a sua casa, seu trabalho deve ter tão comemorado quanto seu aniversário. Comemorar o que? Até mesmo os menores sucessos - Os atrasados podem comemorar uma semana pontual nas reuniões, os mal humorados podem comemorar um sorriso espontâneo etc. Para começar, preste atenção na propaganda do Itaú Personnalité que diz:

"... trabalho é o que paga seu salário ou o que faz tudo valer a pena?"

Se sua resposta for a segunda, você já tem um motivo para abrir um bom vinho e comemorar. Se você não tem certeza, não deixe de pensar nisso. O Richard largou a grande empresa, as vezes você só precisa mudar seu departamento, ou então tirar aquele projeto da fábrica de pipas da gaveta...

Nado & Kiki

3 comentários:

disse...

É ainda não li, mas ... já sei uma coisa, se a casa for o reflexo do espelho deve ter bastante design rs

disse...

Nossa acabei de descobrir que tenho um blog, há anos fiz o cadastro e nunca mais lembrei... ai que trapalhada a minha :)

Nadia disse...

OI Fê adorei o seu blog!!!! um beijão